Sonho Grande – Cristiane Correa
“Sonho Grande” conta a trajetória dos fundadores do Banco Garantia, Jorge Paulo Lemmann, Marcel Telles e Beto Sicupira, e como esses três brasileiros com o estilo “low profile” se tornaram bilionários.
Para quem não conhece o trio, eles compraram a Brahma em 1989 e, dez anos depois, a Antarctica, formando a Ambev. Depois, em 2004, venderam a Ambev para a belga Interbrew (dona da marca Stella Artois), que formaram a Inbev. Aos poucos, foram comprando ações da Inbev até que se tornaram sócios majoritários, e acabaram comprando a Anheuser-Busch, dona da marca Budweiser, formando a maior cervejaria do mundo (AB Inbev). Que recentemente comprou também a Modelo, cervejaria mexicana dona da marca Corona.
O trio é ainda dono da Burger King nos EUA (a Burger King dos EUA detém participação de apenas 30% na Burger King do Brasil) e da Heiz, tradicional marca de ketchup e condimentos. É muito interessante ver brasileiros comprando marcas americanas, já que quase todas grandes marcas tipicamente brasileiras como Brastemp (da Whirlpool), Kibon (da Unilever) e até o Guaraná Jesus (da Coca-Cola) pertencem a multinacionais estrangeiras.
Há muitos outros negócios que são relatados, alguns com mais detalhes do que outros. A aquisição e gestão das Lojas Americanas, por exemplo, é explicado em bastante detalhe. Porém, nem todos os negócios que o grupo já teve, em particular na época da GP Investimentos, são relatados, e apenas alguns dos negócios que deram errado são mencionados, sem a mesma ênfase que é dada aos negócios de sucesso. Como empreendedor, eu gostaria de ter lido mais sobre os fracassos do grupo, para aprender com eles.
O livro traz muitos detalhes da filosofia de gestão, de encarar a vida e de devolver à comunidade do trio. É uma leitura muito agradável que trará “insights” para empresários de todos os níveis, sendo uma leitura muito estimulante.
No lado negativo, detalhes financeiros mais minusciosos não são explicados ou, melhor dizendo, não são expostos de uma maneira mais didática. Por exemplo, a cada negócio do grupo, poderia haver uma ficha falando o quanto eles tiraram do bolso e quanto foi financiado, e por quem, e a que taxas de juros. Mas entendo que o objetivo é ser um livro jornalístico e não um livro texto. Sendo assim, o livro cumpre o seu objetivo.
O prefácio do livro, escrito por Jim Collins (autor de vários livros de negócios e amigo do grupo), resume o estilo do trio de forma didática, e só ele já vale o livro.
Em resumo, recomendado para empresários e empreendedores de todos os níveis, bem como para gestores de empresas.
Conclusão Final: Recomendado
Ficha Técnica
Título: Sonho Grande
Autor: Cristiane Correa
Editora: Primeira Pessoa
Número de Páginas: 264
Link para comprar